Neurologia da Quiropraxia: O que faz um ajuste?

Inácio Shibata • April 16, 2021

As evidências de que o ajuste da Quiropraxia pode impactar positivamente a função do sistema nervoso podem ser encontradas na literatura revisada por pares em vários campos diferentes de pesquisa, incluindo neurofisiologia, neurologia e biofísica.

O campo da Quiropraxia foi fundado com base na premissa de que ajustar a coluna vertebral ajuda o sistema nervoso a funcionar da melhor forma. Mais de cem anos atrás, quando a profissão de Quiropraxia nasceu, existiam poucas ferramentas que pudessem ser usadas para coletar dados objetivos para apoiar essa hipótese. Este não é mais o caso. As evidências de que o ajuste da Quiropraxia pode impactar positivamente a função do sistema nervoso podem ser encontradas na literatura revisada por pares em vários campos diferentes de pesquisa, incluindo neurofisiologia, neurologia e biofísica.

Um desses artigos é "Reflex Effects of Subluxation: The Autonomic Nervous System", do Dr. Brian Budgell, que oferece uma explicação neurofisiológica concreta para as observações clínicas dos quiropráticos. Nesta revisão, Budgell discute como a perturbação localizada do tecido do sistema nervoso resulta em respostas biológicas específicas dos tecidos controlados pelo tecido do sistema nervoso estimulado. Este artigo apoia claramente a afirmação da Quiropraxia de que a subluxação, que resulta em entrada nociva para o tecido do sistema nervoso, pode resultar em disfunção corporal e doença.

Vários estudos recentes forneceram informações valiosas sobre a importante questão de como um ajuste da Quiropraxia pode ajudar a corrigir a disfunção do sistema nervoso. Uma base para este tipo de trabalho foi contribuída por Collins e Pfluger, que aplicaram a técnica de SSEP, que é uma medida elétrica sensível e específica da função do sistema nervoso, para medir os efeitos de um ajuste de Quiropraxia.

A conclusão deste estudo afirma que "A remoção da subluxação por ajuste de Quiropraxia resulta em melhor condução dos impulsos neurais, conforme demonstrado nos testes de pós-ajuste. As melhorias que foram observadas são semelhantes às mudanças observadas quando o comprometimento neurológico é aliviado por procedimentos cirúrgicos para descomprimir ou estabilizar a coluna".

Estudos semelhantes mostraram uma melhora significativa em uma tarefa de tempo de reação após o ajuste de Quiropraxia e melhoria na integração sensório-motora após o ajuste de Quiropraxia. Cada um desses estudos indica claramente que o ajuste da Quiropraxia resulta na melhora do funcionamento do sistema nervoso.

Foi demonstrado que corrigir e melhorar a função do sistema nervoso resulta na melhora ou resolução de muitos problemas neurológicos diferentes, incluindo Síndrome de Tourette, epilepsia, Parkinson e esclerose múltipla, ataxia, paralisia cerebral e vertigens. É importante reconhecer, entretanto, que por ser um tratamento global e não um remédio específico, a quiropraxia pode ajudar em mais do que distúrbios do sistema nervoso.

O cérebro, a medula espinhal e os nervos espinhais compreendem o sistema nervoso que é o computador e a fiação que monitora e controla todo o corpo; ao ajudar o sistema nervoso a funcionar melhor, o ajuste da Quiropraxia pode ajudar todo o corpo a funcionar melhor. Se o sistema nervoso não está funcionando a 100%, o corpo não está funcionando em todo o seu potencial.
Mesmo uma ligeira diminuição na função do sistema nervoso pode causar uma diminuição na comunicação entre o cérebro e todas as células, órgãos e tecidos do corpo. Uma ligeira diminuição na capacidade do seu corpo de governar e curar a si mesmo pode não ser perceptível no dia a dia, mas ao longo de 20 ou 30 anos, certamente terá seu preço.

(Fonte: https://pathoflifechiro.com/for-chiropractors/research---chiropractic/chiropractic-neurology---what-does-an-adjustment-do-.html)
Trabalhos citados:
Reflex Effects of Subluxation: The Autonomic Nervous System - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10714536
Resumo de um artigo de revisão que descreve como a entrada de substâncias nocivas pode afetar o sistema nervoso - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9608382
Relatório sobre a técnica de SSEP para medir os efeitos de um ajuste de Quiropraxia - http://www.chiro.org/LINKS/FULL/Neurophysiological_Evaluation_of_the_Subluxation_Complex.shtml
Relatórios da melhora significativa em uma tarefa de tempo de reação após o ajuste de Quiropraxia - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10820297 e https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16690379
Relatório sobre a melhoria da integração sensório-motora após o ajuste da Quiropraxia - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18328937
Síndrome de Tourette - http://chiropracticpediatricresearch.web.officelive.com/2009_1007_tics.aspx
Epilepsia - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?Db=pubmed&Cmd=ShowDetailView&TermToSearch=11313616
Doença de Parkinson - http://www.chiro.org/research/ABSTRACTS/Eighty_One_Patients.shtml
Esclerose múltipla - http://www.jvsr.com/access/abstracts.asp?catalogid=133
Ataxia - http://chiropracticpediatricresearch.web.officelive.com/2010_1033_dizziness.aspx
Paralisia cerebral - http://www.jvsr.com/abstracts/index.asp?id=267
Vertigem - http://www.chiro.org/research/ABSTRACTS/Sixty_Patients_With_Chronic_Vertigo.shtml
Share by: